Música da Argentina – Pequenos universos: Chacarera




dança e música da Argentina, chacarera.

Chango Spasiuk vai ao encontro da chacarera em Santiago del Estero

pessoas dançando e tocando: Música da Argentina instrumentosMúsica da Argentina: o músico Chango Spasiuk  vai ao encontro de uma doce menina chamada  Pamela em Santiago del Estero, província argentina. Juntos, desvendam os segredos da chacarera.


O sensível documentário televisivo, sobre a música da Argentina, é do canal Encuentro. Nele, Chango Spasiuk, retrata a vida simples do morador do interior da província de Santiago del Estero. O encontro musical com a gaita, violão, e o baile próprio da chacarera reproduzem muito a realidade do cone sul. Em inúmeros momentos é possível ver as pessoas com uma cuia de mate.

🙂

Nesse pequeno universo da chacarera, Chango Spasiuk é levado para conhecer um artesão que faz o bombo. O bombo é uma espécie de tambor, que segundo o artesão, é possível ser ouvido por mais de uma légua.

No compasso do ritmo, existe uma frequência de batidas no aro  em oposição ao som  provindo do centro do bombo.
Segue no vídeo, disponível no YouTube, Santiago del Estero – Chacarera. É  primeiro episódio da série Pequeños Universos sobre a música da Argentina.

Na Fundación Música Esperanza, é possível observar os esforços em manter a tradição da chacarera viva. A cultura é buscada para ser firmada no meio das novas gerações. O músico Horácio Benegas fala da importância da da chacarera, chega a firma-la enquanto:

una pena cantada y una tragédia bailada

A chacarera, música da Argentina, é o feminino de chacarero – em português, o sentido seria do morador de uma chácara.

Os demais episódios da temporada Pequeños Universos, percorrem muitas partes da Argentina e retratam a musicalidade regional.

O documentário é em espanhol, mas de fácil compreensão para nós da fronteira. Os próximos episódios da temporada, serão postados aqui no site da cafeteria Café na Vila nos próximos domingos ás 10 horas.

 




About Equipe Café na Vila 201 Articles
Equipe de divulgação da cafeteria Café na Vila.

Be the first to comment

Deixe uma resposta