Love Will Tear Us Apart – Música pesada, dançante, sombria




Love Will Tear Us Apart
Love Will Tear Us Apart. Joy Division divulgação.

Música pesada, dançante, sombria

Love Will Tear Us Apart: Na maioria das listas com as melhores canções pop de todos os tempos ela está sempre lá. “Love Will Tear Us Apart” foi lançada em 1980 e virou quase que instantaneamente uma canção emblemática de uma geração. Ian Curtis não chegou a assistir ao sucesso que faria a letra que compôs para falar da dor da separação.

Tocando a Distância. Ian Curtis e Joy Division





Love Will Tear Us Apart

Love Will Tear Us Apart: Com a presença de um sintetizador e a voz de Ian Curtis, ambos formam uma das marcas registradas do New Order. Essa união fizeram de “Love Will Tear Us Apart” uma manifestação poética da inevitabilidade, da insatisfação e do desespero do fim de um relacionamento. A música do Joy Division é pesada, dançante e sombria.

 

 

De forma lírica e angustiante, os versos de Love Will Tear Us Apart   descrevem  os sentimentos de um protagonista. A obra,  se confunde com o intérprete e com a própria trajetória pessoal de Ian Curtis. Em uma situação sem saída, Ian Curtis, em suas letras, faz se sentir extremamente culpado por todo o sofrimento causado.

 




Amor que despedaça

A sonoridade da canção conduzida por Hook, Sumner e Morris cria uma atmosfera épica. Essa sonoridade reflete o descontrole causado pelas paixões. Afetações desencadeadas para enfatizar a sensação claustrofóbica e desesperadora de um amor que se foi, da separação e da culpa. Ian Curtis canta sobre o amor que despedaça.

Joy Division – Love Will Tear Us Apart

 

Na música, o afastamento de um casal e de toda a incompreensão frente ao poder desse sentimento é explorado. As estrofes são construídas em uma narrativa mostrando as evidências do fim de um relacionamento amoroso. Claro, isso é interpretação. A música, e sendo música, sempre possibilitará interpretação.
O ponto alto de expressividade da canção, está no refrão. Nele,  a construção poética enfatiza a contradição do amor. Sendo o amor umas das mais sublimes expressões humanas é símbolo da união. No entanto há quem possa perceber o amor como um sentimento que também afasta e separa.

Tocando a Distância. Ian Curtis e Joy Division

Um amor que não deu certo

Love Will Tear Us Apart se tornou uma das mais cultuadas na música pop. Tal canção sobre um amor que não deu certo,  pode ter sido inspirada na crise conjugal e na infidelidade de Ian Curtis. É possível perceber, saíndo da obra e indo na vida do outro, que, em seus versos, ao cantar, canta a dor de despedaçar o coração de sua esposa. Curtis expressava também o seu próprio coração despedaçado e um sofrimento de culpa. Fatores que podem ter contribuído para o seu suicídio.

Com a popularidade de sua canção famosa, o Joy Division tem conquistado gerações. Em seu tempo, eles conseguiram enxergar o futuro da canção pop e lançar alguns dos fundamentos poéticos e sonoros de boa parte do pop-rock que viria a seguir.  A conturbada virada dos anos 70 para os 80, foi ambiente de desolação social, econômica e política ao seu redor, e a Joy Division era alimentada pela fúria e negatividade do punk.




Especial Joy Division

  1. Desolação humana como tema
  2. Ian Curtis e o Joy Division
  3. Love Will Tear Us Apart – Música pesada, dançante, sombria

 

 

Love Will Tear Us Apart
Joy Division

When routine bites hard
And ambitions are low
And resentment rides high
But emotions won’t grow
And we’re changing our ways
Taking different roads

Then love, love will tear us apart, again
Love, love will tear us apart, again

Why is the bedroom so cold?
You’ve turned away on your side
Is my timing that flawed?
Our respect runs so dry
Yet there’s still this appeal
That we’ve kept through our lives

Tocando a Distância. Ian Curtis e Joy Division

But love, love will tear us apart, again
Love, love will tear us apart, again

You cry out in your sleep
All my failings exposed
And there’s taste in my mouth
As desperation takes hold
Just that something so good
Just can’t function no more

But love, love wil tear us apart, again
Love, love will tear us apart, again
Love, love will tear us apart, again
Love, love will tear us apart, again




About Equipe Café na Vila 187 Articles
Equipe de divulgação da cafeteria Café na Vila.

Be the first to comment

Deixe uma resposta