Forró pé de Serra




Forró pé de Serra

O que é Forró  ?

Aqui na Irlanda, quando as pessoas me perguntam se sei dançar e se gosto de dançar? logo respondo que sim. E  falo do forró pé de serra, uma das minhas paixões.

Forró? logo me perguntam que isso?

Hoje em Corporalidade e musica  no café na vila, não poderia deixar de escrever do forro pé de serra.

De onde vem o Forró

É um ritmo e dança típicos da Região Nordeste do Brasil, praticada nas festas juninas e outros eventos.

Diante da imprecisão do termo, é geralmente associado o nome como uma generalização de vários ritmos musicais dessa região, como baião, a quadrilha, o xaxado, que têm influências holandesas e o xote, que tem influência portuguesa.

São tocados, tradicionalmente, por trios, compostos de um sanfoneiro (tocador de acordeão, que no forró é tradicionalmente a sanfona de oito baixos), um zabumbeiro e um tocador de triângulo. Também é chamado arrasta-pé, bate-chinela, fobó. ( fonte tirada de wikipedia)

Popularmente falando

O forró hoje em dia  é dançando de diversas maneiras e ritmos diferentes no Brasil, porém o pé de serra é o mundialmente popularizado por Luiz Gonzaga.

O Brasil é um país rico em diversidade musical, e não poderia de deixar de fora o  forró é claro. Quando falo em forró, sinto logo uma vontade de sair  dançando, uma vontade de voltar para o meu País.

Isso  é uma das coisas que mais sinto falta, morando fora do Brasil. Sair pra dançar forró com o trio ao vivo, coisas simples da vida que muitas vezes nem damos conta antes.

Sinto falta das festas populares, cultura popular nordestina, com comidas típicas,  dançar aquele xote agarradinho, “cheirando o cangote” eita “trem bao” demais da conta.

Atraves do vídeo abaixo te apresento a musica Fuxico do grandíssimo Marcos Farias, o filho da eterna Marinês.

Aproveitem e convide a pessoa mais próxima e saia dançando agarradinho. Pra quem ainda não sabe dançar, não perca tempo e vai logo aprender.

E para os forrozeiros,  fique por dentro de onde você poderá encontrar diversos forrós  pelo mundo.

http://ondetemforro.com

 




Be the first to comment

Deixe uma resposta