Alfredo Andersen




auto-retrato de Alfredo Andersen

Alfredo Andersen – o pai da pintura paranaense.

Alfred Emil Andersen nasceu em Christianssand, Noruega no dia 3 de novembro de 1860; faleceu em 9 de agosto de 1935 em Curitiba, Paraná. Foi um artista plástico radicado no Brasil. É considerado o  “pai da pintura paranaense”.

Alfredo Andersen :  em uma centelha de sua história

auto-retrato de Alfredo Andersen

Em uma viagem aos trópicos, encantou-se com Paranaguá. Ali casou e teve 4 filhos com Anna de Oliveira, uma jovem descendente de índios Carijós. Junto com sua família, em 1902 foi para Curitiba. Na capital do Paraná, Alfredo Andersen fundou uma escola de desenho e pintura; foi professor da Escola Alemã, Colégio Paranaense e um dos diretores da Escola de Artes e Indústrias. No ano de 1927 foi para a Noruega, mas em um ano voltou para o Paraná, recebendo em 1931 o título de Cidadão Honorário de Curitiba.

Sua obra é marcada em retratar a fauna paranaense e a a vida simples do trabalhador paranaense. A vila Carimã , local onde está localizada a cafeteria Café na Vila, reflete muito do espírito evocado pelo pai da pintura paranaense, motivo pelo qual o cabeçalho do site o homenageia com detalhes de 4 de suas obras.

Em breve estaremos vendendo as copias reproduzidas em alta resolução.

🙂




About Equipe Café na Vila 201 Articles
Equipe de divulgação da cafeteria Café na Vila.

Be the first to comment

Deixe uma resposta